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Autossabotagem o inimigo número um da sua dieta!

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Autossabotagem o inimigo número um da sua dieta!

Quem nunca se sabotou que atire a primeira pedra! Infelizmente esse é um comportamento bastante comum e que necessita de uma atenção mais apurada para que seja evitado.

Você inicia um projeto, segue firme e focado até certo ponto, quando algum comportamento seu te tira dos trilhos e atrasa sua caminhada rumo ao seu objetivo. Por que isso acontece? O que nos faz sabotar o que nós mesmos desejamos?

Um dos motivos que podem levar a autossabotagem é o instinto de preservação. Sim, é como se um lado seu desejasse mudar, evoluir, alcançar o tal objetivo, no entanto existe um outro lado que resiste a mudança, prefere permanecer na zona de conforto economizando energia. Essa ambiguidade é extremamente normal, afinal nosso cérebro tenta a todo momento nos poupar de desgastes que gerem estresse e ansiedade e é este mecanismo que nos faz retroceder quando estamos a alguns passos de nossa meta.

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Mudar hábitos alimentares, seguir dieta, gera estresse físico e psíquico, como toda mudança, e por isso é mais fácil permanecer nos antigos hábitos mesmo que isso cause prejuízos.

A boa notícia é que ao tomarmos consciência disso e nos vigiarmos, podemos criar estratégias para evitar que esse mecanismo de preservação nos atrapalhe. Por isso a importância de você lembrar-se frequentemente de seu objetivo e a importância disso em sua vida, para que isto esteja sempre mais forte que a tendência de relaxar e retroceder.

Um outro motivo que pode te conduzir a autossabotagem é quando este objetivo não é seu ou não é tão importante para você. Você acha que deve querer, mas no fundo não quer de fato e por isso escorrega em cada oportunidade. Isso ocorre muito com quem está em dieta. Muitas vezes a pessoa sabe que precisa mudar os hábitos, sabe dos benefícios envolvidos, porém isto ainda está apenas no campo do saber e não do querer e por isso ela julga não conseguir devido às escorregadas frequentes.

Neste caso, somente quando você despertar o desejo de fato é que irá se comprometer com este desejo. Liste os benefícios, pense sobre eles, imagine-se e encontre aquele que realmente faz sentido para você, é ele que irá dar brilho ao seu objetivo e te fazer recusar aquele brigadeiro em prol de sua meta.

Além destes motivos que podem te levar a autossabotagem, questione-se se você se sente merecedora de alcançar esta meta. Você consegue se imaginar magra, recebendo elogios pelo seu corpo, sua determinação ou ao pensar nisso você sente um leve desconforto e vergonha. Crenças de não merecimento minam suas ações e podem estar por trás de seus comportamentos autossabotadores.

Avalie também se você esconde em seu íntimo um medo de fazer tudo certo e mesmo assim não conseguir. Esse medo, de maneira inconsciente, pode fazer com que você se comporte de tal maneira que possa lá na frente justificar seu fracasso e não se sentir incapaz, afinal não conseguiu porque não se dedicou.

Todas essas avaliações são fundamentais para dar um basta neste processo de autossabotagem, lembrando que escorregadas não são o fim do mundo, sempre é possível voltar aos trilhos e recuperar o foco. Você precisa cuidar, no entanto, para que isso não vire rotina. Pois se isso acontecer corre-se o risco de passar a vida colecionando fracassos e frustrações.

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Jamille Secchi – Psicologia e Coach Fitness – CRP/SC: 12/04393

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