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A ciência por trás da gratidão

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A ciência por trás da gratidão

Atualmente tem se falado e incentivado muito a prática da gratidão, no entanto para a grande maioria essa prática ainda é vista como um ritual religioso, místico e de agrado dos otimistas de plantão.
Não podemos negar que a gratidão faz parte dessas correntes, porém não só. Há uma ciência por trás dessa prática que comprova o quão benéfico ela pode se tornar para saúde, bem estar e qualidade de vida do praticante, quando ele é assíduo em manter-se grato.
Segundo estudos da neurociência, quando geramos o sentimento de gratidão em nossos pensamentos ativamos o sistema de recompensa do cérebro, situado numa área chamada Núcleo Accubens, que é o responsável pela sensação de bem estar e prazer em nosso corpo. É a mesma área ativada quando ganhamos um presente, comemos um delicioso bolo de chocolate, somos elogiados, cumprimos com nossas tarefas, etc.a-ciencia-por-tras-da-gratidao-jamille-secchi-psicologia-coach-fitness-esporte-camboriu Quando agradecemos significa que reconhecemos algo de bom que nos tenha acontecido ou do qual nos sentimos felizes de vivenciar e possuir. E por mais simples que seja este motivo de gratidão, ele já é capaz de promover em nosso cérebro a liberação de uma substância conhecida como dopamina, que é um importante neurotransmissor capaz de aumentar a sensação de prazer.

É por este motivo que as pessoas que possuem o hábito de agradecer, com frequência, se tornam mais felizes e satisfeitas com a própria vida. Outro motivo diz respeito ao foco para onde está sendo direcionada sua atenção. Quando reclamamos, o oposto da gratidão, nosso foco é direcionado ao que nos falta, ao que está errado, aos problemas; quando agradecemos, por sua vez, nosso foco se volta ao que possuímos, ao que está gerando bons frutos, à solução.
Faça o seguinte exercício: tente fazer uma expressão de raiva e ao mesmo tempo sorrir. Você verá que ambas as sensações não conseguem se unir na mesma expressão. Isso porque são sensações opostas entre si. O mesmo ocorre com a gratidão e a reclamação. Ambas não andam juntas nas mesmas ações, nem estimulam áreas cerebrais semelhantes.

Aliás, não tem como manter o foco em dois alvos opostos ao mesmo tempo, certo? Pois é exatamente isso que ocorre com a gratidão e a reclamação. Ou você foca na escassez ou você foca na abundância. E nem é preciso dizer que onde estiver seu foco, seu estado emocional o seguirá, mantendo-se coerente a ele.
Você pode estar pensando, mas se eu só agradecer me tornarei um tolo que ignora os problemas e se acomoda com situações controversas. Mas a realidade não é essa. Ser grato, não te faz um tolo, nem te faz por uma venda em seus olhos para não ver as situações adversas. Pelo contrário. Praticar a gratidão é reconhecer o que você tem, o que você faz e todo o aprendizado que ocorre com tudo que lhe acontece.
Isso não te impede de reclamar, mas você aprenderá que quando a reclamação tem a função de desabafo e o objetivo de te fazer compreender melhor a situação, ela é válida. Mas que ficar resmungando e se sentindo uma pobre vítima de nada te acrescenta. O construtivo é olhar para o problema, estudá-lo e partir para a solução, levando com você a capacidade de ser grato pelos mínimos detalhes.

Para isso basta treinar seu cérebro a mudar o foco, exercitando diariamente a gratidão. Escolha uma hora do seu dia e o reserve para este exercício, escreva seus motivos de gratidão diária, lembrando-se de pequenos detalhes que lhe aconteceram e sinta-se grato. Você perceberá que seus olhos passarão a reconhecer motivos que antes seriam ignorados, você sorrirá mais e se sentirá mais feliz, e nem é preciso dizer quais as consequências disso pra sua vida.

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Jamille Secchi – Psicologia e Coach Fitness – CRP/SC: 12/04393

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