a-arte-de-dizer-nao-jamille-secchi-psicologa-e-coach-fitness.jpg
A arte de dizer não
13 de fevereiro de 2017
jamille-secchi-piscologia-e-coach-fitness-motivacao-comportamentos-e-sabotadores.jpg
Motivação x comportamentos sabotadores
13 de fevereiro de 2017

Como emagrecer definitivamente e acabar com o efeito sanfona

jamille-secchi-piscologia-e-coach-fitness-como-emagrecer-definitivamente-e-acabar-com-o-efeito-sanfona.jpg

Como emagrecer definitivamente e acabar com o efeito sanfona

Para emagrecer e mudar a composição corporal não há segredo, a famosa dupla alimentação adequada e atividade física ainda é a forma mais eficaz e saudável para alcançar essa finalidade. Como emagrecer definitivamente e acabar com o efeito sanfona.

No entanto, embora todo mundo saiba disso, ainda sofre para alcançar esse objetivo e mesmo quando consegue, parece ficar vulnerável ao efeito rebote que traz de volta as gordurinhas perdidas, entrando num efeito sanfona nem um pouco desejável. 
E porque isso acontece? Simples, porque o que a maioria das pessoas esquece é que o que comanda a dupla: alimentação saudável e atividade física é a mente, através da motivação, da persistência, da disciplina, do foco… E se você não conhecer os gatilhos que te fazem se afastar dessas habilidades e se preparar mentalmente para elas, você estará, de fato, a mercê de uma recaída. 

Quando você aprende a preparar sua mente e aumentar seu nível de consciência, o processo passa a ficar mais fácil e prazeroso, facilitando a mudança douradora.
Infelizmente não há um manual que se aplique a todas as pessoas para esse preparo mental, pois há especificidades que lhe serão únicas e não responde a receitas prontas. 
No entanto, há técnicas que podem lhe ajudar nesse processo, favorecendo autoconhecimento, fortalecimento mental e emocional
Pois como sabemos a grande vilã dos ataques à geladeira são as emoções mal administradas. 
Portanto em primeiro lugar, identifique os gatilhos emocionais que te levam a comer. É a ansiedade? A tristeza? Tédio? Felicidade? 
Escreva para facilitar o autoconhecimento
e a elaboração de estratégias para cada emoção. 

jamille-secchi-piscologia-e-coach-fitness-como-emagrecer-definitivamente-e-acabar-com-o-efeito-sanfona.jpg

Quais seus gatilhos cognitivos? O que você diz para si mesmo que te permite devorar aquele prato de brigadeiro? Como você se convence? Que desculpas e justificativas usa pra isso? Lembre-se de ser o mais sincera possível e vasculhar seus arquivos mentais em busca destas respostas. 
Quais seus gatilhos comportamentais? Abrir a geladeira sem ter algo específico para pegar?  Almoçar fora perto daquela confeitaria? Convidar sua amiga que frequenta todas as docerias da cidade para passear? 
Que situações funcionam como gatilho? Reuniões sociais? Festas? Comemorações? Finais de semana e feriados? 
O ideal é que você escreva, detalhadamente, tal como num diário, como você costuma agir, com cada um desses gatilhos. Pense em como se sente depois, quais seus ganhos e suas perdas. Isso vai gerar consciência, força motriz para qualquer mudança, e você poderá se dar conta de comportamentos que estão sendo prejudiciais e você nem percebia.

Trazer à luz da consciência é o primeiro passo para mudança e embora não seja suficiente para tal, sem esta, qualquer mudança se torna temporária, pois você estará à mercê de seus padrões comportamentais automáticos.

O segundo passo é pensar em estratégias de ação para cada gatilho. O que você poderá fazer de diferente quando estiver diante dos gatilhos que te levam a comer sem limites. Pense nas opções disponíveis, escreva, visualize. Preparar-se mentalmente te deixará mais segura para enfrentar essas situações chaves. E quando se deparar com alguma delas, parta para a ação planejada. Quebre seus padrões mentais e comportamentais que te prejudica, esse é o grande segredo pra mudança de hábito definitivo que te fará emagrecer e o mais importante, te manter magra e saudável, sem as temidas recaídas.

Assista o Depoimento da Alice Pinho que conhece os Resultados da Jamille Secchi:

Jamille Secchi – Psicologia e Coach Fitness – CRP/SC: 12/04393

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *