5 Dicas para Vencer a Compulsão por Doces - Jamille Secchi - Psicologia e Coach Fitness - Camboriú - Santa Catarina - Brasil
5 dicas para vencer a compulsão por doces
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Sete benefícios psicológicos dos exercícios Físicos

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Sete benefícios psicológicos dos exercícios físicos

Há um consenso entre os profissionais da saúde quanto aos benefícios das atividades físicas na prevenção e tratamento de doenças. Quem nunca recebeu orientação médica de se exercitar ao menos três vezes na semana? E embora tal prescrição seja carente de detalhes importantes e individualizados que farão com que a prática seja de fato efetiva, é, assim mesmo, extremamente válida.

Pois como indicam diversos estudos, os exercícios físicos contribuem para nossa saúde física e mental. E hoje, embora se saiba disso, a tendência é das pessoas se tornarem cada vez mais sedentárias, pois as tecnologias contribuem para isso.

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Federal de São Paulo com idosas praticantes e não praticantes de atividade física, as que realizam exercícios regulares consomem, em média, 34% menos remédios do que as sedentárias. Comprovando mais uma vez os benefícios de uma vida ativa para a saúde física.

No entanto os benefícios não se restringem a saúde física, há muitos benefícios psicológicos conquistados com a prática regular de exercícios. Dentre eles estão:

– Melhora do Humor: Pois eleva os níveis de triptofano, substância precursora de serotonina, que diminui os efeitos da depressão. Aumenta a liberação de endorfina e dopamina que estimulam a sensação de bem estar e até de uma leve euforia.

– Diminui a ansiedade: Pela ação dos hormônios citados acima que por agirem em prol da sensação de bem estar e tranquilidade reduzem seus níveis de ansiedade.

– Redução do estresse: Os exercícios físicos reduzem os níveis do hormônio do estresse, o cortisol, que a longo prazo prejudica as células cerebrais, altera pressão arterial e ainda facilita o ganho de peso e perda de massa muscular.

– Previne o desgaste cognitivo: Os exercícios desempenham uma ação “neuroprotetora”, aumentando as substâncias químicas do cérebro que previnem a degeneração dos neurônios.

– Melhora Cognitiva: Além de prevenir e reduzir os desgastes neurológicos, durante os exercícios físicos há uma maior oxigenação do cérebro, melhorando seu rendimento. Além das ações dos neurotransmissores que também auxiliam nesse processo. Ocorre, também, um processo conhecido como neurogênese, que faz com que seu cérebro aumente a capacidade de aprendizagem.

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Em uma pesquisa realizada por Vayman, Ying e Gomez-Pinilla, demonstraram que a prática de exercícios intensos aumentam os níveis de uma proteína conhecida como BDNF, que acreditam influenciar positivamente na tomada de decisões, pensamento e aprendizagem.

– Aumenta produtividade: Um estudo realizado por Schwars e hasson (2011) concluiu que trabalhadores que praticam alguma atividade física regular são mais produtivos que seus colegas sedentários. Isso acontece por ação de dopamina e dos demais hormônios que agem aumentando sua disposição, atenção, concentração e consequentemente sua produtividade.

– Melhora da autoestima: Manter a disciplina de seguir uma rotina de exercícios por si só já faz com que melhore a imagem que você tem de si mesmo. Somando isto a toda mudança de estado emocional e física conquistada com a prática não há como sua autoestima não passar por uma melhora significativa.

Esses são alguns benefícios obtidos com a prática regular de exercícios que irão refletir nas demais áreas de sua vida, melhorando seus relacionamentos, trabalho, lazer e principalmente sua saúde, física e mental.  O importante é você criar uma rotina de prática regular e procurar por exercícios que lhe agradem e que estejam de acordo com seus objetivos. Independente da hora do dia, do lugar e da modalidade escolhida, o importante é você reservar um momento em que vai se dedicar a você, sua saúde e seu bem estar, sem desculpas.

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Jamille Secchi – Psicologia e Coach Fitness – CRP/SC: 12/04393

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