tudo-e-uma-questao-de-postura-jamille-secchi-psicologia-coach-fitness-santa-catarina-camboriu-cabral-cid
Questão de postura
13 de fevereiro de 2017

Soberania da vontade

jamille-secchi-piscologia-e-coach-fitness

Soberania da vontade

Vontade, segundo o dicionário Aurélio significa impulso para agir. Desejo, intenção, determinação. Soberania da Vontade.

Segundo E. G. White, autor do livro: Mente, Caráter e Personalidade: “Vontade é o poder que governa a natureza do homem, pondo todas as outras faculdades sob sua direção. A vontade não é gosto, nem a inclinação, mas o poder que decide.”

Sem dúvida alguma a vontade é a energia que nos move em direção a algo, motivada por alguma intenção. No entanto somos dotados de outros recursos além da vontade, como a razão, que nos diferencia de outros seres vivos. Através dela podemos tomar decisões, avaliá-las, repensá-las. Através da razão podemos colocar nossa vontade no divã e questionar sua verdadeira intenção. Afinal nem todas as vontades nos levam em direção aos nossos objetivos.

Ser refém da própria vontade, embora pareça liberdade, pode se tornar escravidão. Exemplo típico são pessoas dependentes de drogas que lutam constantemente com a vontade de se entregar ao vício.

jamille-secchi-piscologia-e-coach-fitness

O mesmo ocorre com pessoas que ao se verem diante de uma meta de mudança corporal começam a lutar com suas vontades. Vontades, estas, que podem conduzi-la a uma farta mesa de doces que segue na contra mão ao seu desejo de perder peso.

Quando estamos diante de mudanças de hábitos, nem sempre poderemos ficar a mercê da vontade, pois raramente ela se manifestará diante de algo do qual você ainda não se habituou.

Não espere a vontade aparecer para ir à academia, vá! Não espere a vontade para preparar pratos saudáveis, prepare! Não espere a vontade aparecer para se manter focada, permaneça! À medida que você toma suas novas atitudes (mesmo sem vontade), você se permite viver essas experiências e passa a perceber os prazeres que os novos hábitos podem proporcionar e ai sim, a vontade logo te seguirá.

Como afirma Kobo Abe “liberdade não consiste apenas em seguir sua própria vontade, mas às vezes fugir dela”.

Jamille Secchi – Psicologia e Coach Fitness – CRP/SC: 12/04393

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *