jamille-secchi-piscologia-metas-7-dicas-que-podem-te-ajudar-alcanca-la.jpg
Metas: 7 dicas que podem te ajudar a alcançá-la
13 de fevereiro de 2017
jamille-secchi-piscologia-coach-fitness- quem-e-a-jamille-secchi.jpg
Quem é a Jamille Secchi – Psicóloga e Coach Fitness?
15 de fevereiro de 2017

Mas afinal o que faz um coach?

jamille-secchi-piscologia-coach-fitness-mais-afinal-o-que-faz-um-coach.jpg

Mas afinal o que faz um coach?

Há muita confusão com esse termo, no que diz respeito a sua função. Muitos o entendem como sendo o mesmo que treinador, aquele que ensina, que monitora, cobra, incentiva, outros entendem como sendo o mesmo que um mentor, que conduz, orienta, ensina. Mas afinal, o que é e o que faz um coach?

Vamos recorrer à origem do nome, Coach é uma palavra inglesa, mas de origem húngara (kocsi). Kocs é uma cidade na Hungria que fica no condado de Komárom Esztergom, às margens do Rio Danúbio e da estrada que liga Viena, na Áustria a Budapeste. No século XVI, começaram a produzir carruagens que se chamavam carruagens de Kocs, entendido pelos ingleses como coach, portanto o primeiro significado da palavra coach era entendido como carruagem.

Foi daí que surgiu a metáfora do coach como aquele que conduz outros pelos mais diversos campos do desenvolvimento. Mas afinal o que faz um coach.

Como a tradução literal da palavra coaching é treinamento, foi adotada no meio esportivo para denominar a atividade da pessoa que tem por função treinar os atletas. Esse termo é usado por muitos treinadores que o empregam justamente pela sua literal tradução.

jamille-secchi-piscologia-coach-fitness-mais-afinal-o-que-faz-um-coach.jpg

No entanto, hoje o termo ganhou um contexto mais amplo, tornando-se profissão que vai além do contexto esportivo e que o emprega no seu sentido original de carruagem. Coach é aquele que conduz seus clientes (coachees) do seu estado atual para seu estado desejado. É o profissional capacitado no desenvolvimento de competências e desenvolvimento humano, através de técnicas que conduzem o coachee a uma viagem interior em busca de suas respostas. Mas afinal o que faz um coach.

Ao contrário do mentor que conduz ensinando, guiando, mostrando o caminho e fornecendo muitas respostas (e que desempenha um papel fundamental em muitas áreas). O coach proporciona o estado ideal para que o coachee traga à sua consciência suas próprias respostas. É dele que partirá as decisões, as escolhas, as respostas. O coach o conduz pelo caminho que ele escolher, mas não mais às cegas e sim, com base em muita reflexão e consciência.

O coaching é o método, que pode ser empregado em diversos contextos, como no meio executivo (executive coaching), no contexto mais amplo de vida e suas áreas (life coaching) e ainda pode ser definida a meta para que as pessoas que a tenham busquem um profissional que atua naquele contexto, como coaching de emagrecimento, relacionamentos, financeiro, carreira, etc. No entanto é preciso lembrar que o sentido do termo e o método são aos mesmos, diferenciando no quesito meta já determinada e em técnicas específicas criadas para aquele contexto. 

O coaching é processo que te tira da escuridão e te faz enxergar por conta própria os caminhos que estão à sua disposição e o mais importante, te leva a percorrer o caminho escolhido, gerando ação, pois “deixa a vida me levar” só fica bonito no refrão de música de Zeca Pagodinho, porque no dia a dia precisamos caminhar sabendo para onde estamos indo. É preciso ter propósitos para que algum sentido seja atribuído em nossa vida e possamos desfrutar da sensação de vitória em cada etapa vencida. Mas afinal o que faz um coach.

 

Jamille Secchi – Psicologia e Coach Fitness – CRP/SC: 12/04393

shadow-ornament
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *