Você já deve ter ouvido falar sobre a importância da postura corporal, tanto para a saúde quanto para estética. É indiscutível que uma postura correta nos deixa mais alta, mais charmosa, magra e elegante, no entanto é de outro tipo de postura que pretendo tratar aqui. A postura que assumimos diante da vida. 

Como seres biopsicossociais, desempenhamos diversos papéis ao longo de nossa vida. Iniciamos com o papel de filhos, para depois assumirmos o papel de estudantes, profissionais, pais, mães, esposas, maridos, entre outros. Alguns acontecem em etapas específicas de nossa vida e vão cedendo lugar a outros papéis, outros acontecem simultaneamente. Em cada um destes papéis sociais nós assumimos, consciente ou inconscientemente, uma postura. Postura esta, que pode ser pró-ativa ou reativa. Questão de postura 

Quando somos pró-ativos, assumimos a responsabilidade de nossas escolhas, renúncias e atitudes, nos posicionamos e buscamos alcançar nossos objetivos, não esperamos, fazemos acontecer. Temos como lema de vida o trecho de Geraldo Vandré: “Quem sabe faz a hora não espera acontecer”. Questão de postura 

Já a postura reativa é a típica da vitimização. A responsabilidade é sempre do outro ou das condições. “Não continuei a dieta por causa dos filhos”, “Não continuei academia, por falta de tempo” e assim por diante! A vítima espera, não busca, não corre atrás, apenas lamenta e segue, vítima da vida, do destino, do azar e da falta de tempo.

Temos vários exemplos de pessoas que venceram o sedentarismo, modificaram hábitos e conquistaram um estilo de vida saudável, refletindo os resultados alcançados não só no corpo, mas na autoestima e na maneira de encarar a vida. Enquanto outras passam seus dias lamentando, reclamando e justificando sua inércia nas condições desfavoráveis.

E você? Que postura tem tomado na vida? Não use as circunstancias, nem os outros para justificar suas falhas, tenha claro quais são seus objetivos e quais as metas para alcançá-los. Dê um passo de cada vez, saia de sua zona de conforto e vá à luta. Você é o único responsável por suas escolhas, e destas não temos como fugir, pois até não escolher e delegar essa função a outros já é uma escolha! Não entregue esse poder a ninguém, assuma uma postura ativa, ereta, cabeça erguida e pensamento forte e acabará percebendo que, de fato, postura é tudo!

Jamille Secchi – Psicologia e Coach Fitness – CRP/SC: 12/04393