Recebo no consultório muitas pessoas deprimidas, insatisfeitas com suas vidas e o rumo que ela tomou, queixam-se de se dedicar aos outros demasiadamente e quando desejam algo em troca, todos desaparecem. A arte de dizer não.

No âmago dessas questões geralmente está presente à dificuldade de se impor, de se colocar em primeiro lugar e dizer NÃO quando estes princípios estiverem ameaçados. A arte de dizer não

Não pretendo dizer aqui que devemos ser egoístas e só pensarmos em nós. Pelo contrário, vivemos e nos relacionamos com os outros constantemente e nos doarmos, ajudarmos e estendermos a mão quando o outro necessita é fundamental. Mas para isso precisamos estar bem e só alcançaremos este estado quando nos respeitamos e nos cuidamos.

Isso é autoestima, olhar para si, conhecer nossos desejos, vontades e medos, respeitar a si próprio e se para isso for preciso dizer NÃO, que assim seja feito. A arte de dizer não

Por trás desse medo existe o medo da rejeição, a insegurança, o desejo de agradar e o Não, aqui, representa a ameaça. Puro engano! As pessoas pelas quais mais cultivamos admiração geralmente são as que sabem se impor, tem personalidade, deslizam entre o sim e o não com naturalidade e sutileza. Sabemos que quando dizem sim é por desejo, e o NÃO por autorrespeito. A arte de dizer não.

Se o sim for uma constante, e muitas vezes este implique em anular-se para o outro, está ai um comportamento que pode nos conduzir a depressão. Pois no fim podemos acabar “invisíveis” diante de nós mesmos, perdidos em nossas próprias escolhas, já que as arquivamos em prol dos outros.

Uma dica importante é sempre questionar-se se o dilema em questão pode lhe prejudicar por ir contra seus desejos. Caso diga sim anulando seus verdadeiros desejos e possibilidades, provavelmente acabará irritada e com raiva de si mesmo. Nesse caso exercite o NÃO delicadamente. O segredo está justamente na forma com que falamos e não no que falamos propriamente dito. A arte de dizer não

Caso a situação não te prejudique e não vá contra seus desejos deleite-se em dizer Sim, afinal você estará inteira nesta decisão.

Caso você decida ir contra um desejo para agradar alguém que isto seja feito conscientemente, para quando a irritação aparecer você lembrar que a escolha foi por livre e espontânea vontade. A arte de dizer não

Não deixe a dificuldade do “não” atrapalhar seus planos. Exercite-o, constantemente e no fim você vai aprender que o não dito de coração e por respeito a si próprio gera satisfação e te liberta. Afinal as pessoas precisam gostar de nós pelo que somos e não por estarmos à disposição para atendê-los quando precisarem.

Jamille Secchi – Psicologia e Coach Fitness – CRP/SC: 12/04393