Você já deve ter lido por ai muitas dicas para controle de estresse e ansiedade e todas elas, de fato, válidas e eficazes, no entanto mesmo colocando-as em prática parece ainda não ter tido o alívio que gostaria. Certo?
Por que isso acontece, se tais dicas são consideradas e comprovadas como eficazes?
Por um detalhe bem simples. A maioria das estratégias foca apenas no sintoma (ansiedade) e elas de fato a aliviam, mas se as causas não forem trabalhadas, funcionarão como um remédio que alivia sua enxaqueca, mas que você não sabe o que a provoca.
A primeira dica
A primeira dica, portanto é descobrir as possíveis causas. Pense em tudo que está vivendo, que situações te preocupam ou sobrecarregam, do que você tem medo, o que você deseja que ainda não conseguiu?
Sabendo qual o motivo de seu estresse e ansiedade procure resolvê-lo ou conversar sobre estes com pessoas de sua confiança. Falar, escrever faz com que você organize, elabore e compreenda melhor sua situação. Já diz o senso comum que falar é um santo remédio. Pura verdade, desde que você fale sobre o que é realmente importante.
A segunda dica
A segunda dica é acabar com suas pendências. Tem tarefas não realizadas? Precisa ligar para alguém e vem adiando? Deseja arrumar seus armários, mas protela com frequência? Pare e faça, pois coisas pendentes, por mais que você não pense com frequência, sugam suas energias, elevam sua ansiedade e geram estresse.
A terceira dica
Terceira dica é procurar resolver as situações assim que elas aconteçam ou após as emoções se acalmarem. Discutiu com alguém, não gostou da forma com que foi tratado e isto está lhe incomodando. Resolva! Fale! Livre-se desse sentimento.
A quarta dica
Quarta dica, se não está satisfeito com seu relacionamento, trabalho ou qualquer outra coisa, e está se cobrando por uma decisão da qual você não toma. Avalie seus medos, o que está te impedindo de decidir e agir. Se for por falta de certeza, dê mais um tempo a si mesmo, se for por medo e não por falta de clareza, tome uma dose de coragem e resolva. Pior coisa é ficar protelando decisões. Respeite a si mesmo.
A quinta dica
Sexta dica, procure planejar seus dias. Escreva suas metas e tarefas diárias, organize em termos de prioridade e abra uma coluna para questões importantes para você, que te fazem bem, que te realizam. Costumamos adiar estas com frequência em prol das prioritárias e isso pode nos frustrar. Para que nenhuma fique de lado, organize-se e realize.
A sexta e última dica
Sétima dica pratique atividade física, está é comprovadamente redutora de estresse e ansiedade por toda a descarga de neurotransmissores que provocam bem estar e alegria, antídotos do estresse. Alimente-se bem, procure por alimentos que contém triptofano, por auxiliares na produção de serotonina.
Medite, tenha momentos de lazer, faça cursos, terapias, participe de grupos de dança, jogos ou que lhe interessar. Dedique alguns minutos por dia para você. Isso não é perda de tempo, é sim, ganho de qualidade de vida, aumento de produtividade e realização pessoal, fundamental para qualquer ser humano.
Jamille Secchi – Psicologia e Coach Fitness – CRP/SC: 12/04393