O que são os vampiros emocionais?

São aquelas pessoas capazes de, em pouco tempo de conversa, sugar nossas energias, mudar nosso estado de humor e nos fazer sentir-se cansados.

Seja ou não intencional, essas pessoas não conseguem suprir a própria vida e buscam nos outros a energia que necessitam. Seus comportamentos geram esse desgaste por parte de quem os ouve e passa um tempo com eles.

Como nem sempre é possível evitá-los, afinal você pode ter um vampiro emocional no trabalho, na família, na sua convivência diária, é preciso aprender a se proteger e se fortalecer para que você não doe sua energia gratuitamente sem receber nada em troca. Afinal toda relação é recíproca e para ser saudável, há de haver trocas.

Vou te passar algumas dicas para que você pratique com intuito de se fortalecer emocionalmente, fazer com que sua energia seja forte o suficiente para influenciar positivamente os demais e não ser influenciado por vibrações negativas.

São ações simples, mas que te fazem permanecer firme em seu eixo emocional e mesmo que você possa sentir que algo te esgotou emocionalmente, terá recursos internos suficientes para se recuperar.

As três dicas para se blindar emocionalmente contra os vampiros emocionais

A primeira dica é treinar sua autorresponsabilidade. Lembre-se que você é responsável por si mesmo, somente você tem controle sobre si. Se alguém conseguir mudar o seu estado emocional é porque você delegou este poder à pessoa.

Portanto quando se perceber nesta situação, saia de perto, respire fundo, lembre-se de que é você que pode ou não permitir essa “invasão emocional”, diga para si mesmo, que não delegará este poder a outros e procure resgatar seu bem estar e serenidade. Há quem ache tal ação difícil, mas conforme você a exercita, mais forte ela fica.

Como se fortalecer emocionalmente dos vampiros emocionais

A segunda dica é usar do diálogo interno para criar barreiras emocionais quando estiver perto de algum “vampiro”. 

Se a pessoa está do seu lado reclamando, se vitimizando e isso passou a te incomodar, fale para si mesmo, que este comportamento faz parte do repertório da pessoa em se alimentar da piedade e da energia alheia e que você não está disposta a isso.

Ouça, mas não absorva, desligue o “disjuntor” interno e pense em suas prioridades. Se ficar intolerável, afaste-se temporariamente, mude de assunto, faça perguntas à pessoa referente a outras questões, brinque pontuando suas eternas reclamações e mostre as soluções, tudo de maneira leve e descontraída, para não sintonizar com a energia pesada que ela esteja emanando.

Terceira dica, cuide do seu bem estar diariamente, ouça músicas que te façam bem, exercite-se, medite, alimente-se de boas leituras e reflexões, inspire-se em pessoas positivas e de bem com a vida, sorria muito, assista vídeos engraçados, conte piadas, pratique o contentamento, gere em você constantemente uma sensação de bem estar.

Conclusão

Isso te deixará mais forte, mesmo que em algum momento você se aborreça, se estresse ou perca sua calma, será possível retornar ao estado anterior assim que for possível.

Pois se seu estado de humor já estiver abalado e você estiver remoendo problemas e se alimentando de reclamações será presa fácil para os vampiros emocionais e por mais que doando sua energia, mesmo que involuntariamente, você a ajude a ficar melhor, essa definitivamente não é a ajuda que tais pessoas necessitam.  

Jamille Secchi – Psicologia e Coach Fitness – CRP/SC: 12/04393